Planejamento estratégico: a melhor maneira para alcançar o sucesso

O planejamento estratégico é o método administrativo com o qual é possível criar um plano de ações eficazes para se atingir um determinado objetivo.  Na gestão empresarial, a importância da execução de um planejamento estratégico é primordial para se alcançar resultados promissores.   O planejamento consiste, basicamente, na compreensão detalhada do cenário atual (interno e externo) e, com o apoio desta análise, o desenho de um objetivo baseado em meta(s), a quais podem ser alcançadas por meio de ações táticas e programadas.

A importância do Agronegócio brasileiro para o desenvolvimento econômico do país exige das empresas do setor (públicas e privadas) um posicionamento planejado e estratégico acerca de suas ações, investimentos e, principalmente, em relação ao desenho de seus objetivos e metas de curto, médio ou longo prazos. Do gestor à frente dos negócios, esta realidade pede o aprofundado conhecimento sobre economia e gestão estratégica de mercado, alcançado por meio da experiência profissional e por conceitos práticos e aplicados proporcionados por cursos acadêmicos como o Mestrado Profissional em Agronegócio da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (MPAGRO).    

Somente por meio de estratégias pautadas em análises coerentes sobre o mercado e conhecimento adequado sobre todo o panorama que envolve a administração de um planejamento estratégico é possível contribuir para a expansão da marca, produto ou serviço oferecido em um setor altamente competitivo. E este é o papel no gestor empresarial.   

A necessidade de se compreender a realidade, avaliar os melhores oportunidades e construir um referencial de futuro não está atrelada apenas ao planejamento estratégico da gestão empresarial, mas também pode ser aplicada à gestão de carreira profissional. O desenho de um plano estratégico para a gestão da carreira profissional é um diferencial competitivo no mercado de trabalho e uma oportunidade de mudança na vida pessoal.  Conhecer as oportunidades profissionais na área acadêmica e empresarial, e desenhar um plano de ações para alcançar seus objetivos, permite a criação de chances para um formato diferenciado de trabalho que atenda os objetivos de cada fase da vida e respeite as prioridades pessoais e profissionais do momento. 

No Brasil, o MPAGRO proporciona uma oportunidade única aos profissionais do Agronegócio. Por meio deste formato de mestrado é possível alcançar uma formação aprofundada em Agronegócio e Agroenergia, assim como realizar um planejamento de carreira profissional envolvendo simultaneamente a área empresarial e a acadêmica. O MPAGRO oferece ao profissional a chance de escolher entre ambas carreiras ou apenas em uma delas com investimento em um único curso.

Para conhecer mais sobre esta oportunidade, acesse: www.fgv.br/eesp/agronegocio

|

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede