Gestão do agronegócio: a troca de experiência como diferencial competitivo

Com uma complexa cadeia produtiva, que engloba desde atividades rurais até o processamento e distribuição dos produtos agrícolas, o Agronegócio acontece por meio de uma rede de atividades que envolve as mais diversas áreas profissionais. O desenvolvimento do agronegócio depende da atuação de agrônomos, agricultores, engenheiros, administradores, advogados, bancários, contadores, entre muitos outros profissionais, todos com atividades distintas, complementares ente si e de grande importância para o crescimento do mercado.

Uma gestão eficaz no Agronegócio resulta da atuação com base em uma visão ampla e estratégica do setor.  Para isso, a troca de experiências com profissionais de diferentes áreas do mercado pode ser de grande valor, porque permite compreender as peculiaridades de cada ação da cadeia produtiva, obter informações relevantes para administração de procedimentos e pessoas, assim como fundamentar investimentos, projetos e, principalmente embasar definições que gerem impactos positivo para o maior número de processos possíveis.

Em uma realidade econômica de constantes mudanças, aplicar a troca de experiência na rotina profissional pode ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho e na gestão empresarial. Buscar os meios para alcançar este intercâmbio de conhecimento é uma iniciativa que depende apenas do profissional, e os cursos de pós-graduação tornaram-se uma grande oportunidade.

Primeiro e único curso da modalidade “Profissional” em Agronegócio no Brasil, o Mestrado Profissional em Agronegócio da EESP/FGV oferece em sua grade curricular disciplinas que contribuem na prática gerencial das mais diversas categorias profissionais relacionadas ao setor. Por isso, reúne em um mesmo curso profissionais com diferentes perfis, gerando uma troca de experiência única e enriquecedora.

Criado por Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, embaixador Especial da FAO para as Cooperativas e presidente da Academia Nacional de Agricultura (SNA), o MPAGRO incentiva o compartilhamento de conhecimento utilizando uma metodologia prática que institui direcionamentos e discussões, visando a solução de problemas do setor. Além disso, seu processo seletivo resulta na formação de um grupo com profissionais de alta relevância no mercado nacional, e com experiência tanto na área técnica como na gestão do agronegócio nas esferas pública e privada.

Conheça mais sobre como o MPAGRO pode contribuir na troca de experiências com diferentes categorias profissionais do setor. Acesse: www.fgv.br/eesp/agronegocio