Você sabe como alcançar o conhecimento multidisciplinar?

Para gerir o Agronegócio, além de competências e habilidades profissionais, você precisa de conhecimento multidisciplinar

A realidade econômica brasileira apresenta grandes desafios ao setor do Agronegócio e, principalmente, aos profissionais responsáveis por gerir a agricultura no Brasil. O cenário atual, exige dos gestores um amplo entendimento sobre todos os aspectos que envolvem a cadeia produtiva do setor, somente assim é possível planejar adequadamente as melhores estratégias de negócios para alcançar os objetivos da empresa, seja de domínio público ou privado. Neste contexto, as competências e habilidade gerenciais, complementadas ao conhecimento multidisciplinar, se tornam um diferencial altamente competitivo no mercado de trabalho e para o avanço da carreira profissional.

A competência gerencial está diretamente relacionada aos conhecimentos e habilidades do profissional. As habilidades gerenciais, em grande parte, são intrínsecas à personalidade da pessoa, mas o conhecimento depende de sua inciativa em buscar dados, por meio de pesquisas, informações, estudos e atualizações sobre as diversas áreas que envolvem o mercado no qual está inserido.

O conhecimento multidisciplinar é um dos pontos de partida para o desenvolvimento de um planejamento estratégico eficaz e para uma gestão de resultados. Possuir conhecimento multidisciplinar significa reunir informações sobre diversas disciplinas e interligá-las na busca por um objetivo comum. Na era da informação, este conhecimento pode ser adquirido por meio de cursos livres, de extensão, on-line, acesso a sites, blog, portal de notícias entre outros. Mas, apenas cursos de pós-graduação garantem um nível de aprofundamento técnico e prático necessário ao exercício do cargo de gestão. Somente compreendendo detalhadamente o universo que envolve as diversas áreas de um mercado é possível prever cenários, calcular riscos, implementar ações e alcançar resultados de relevância.

No setor brasileiro do Agronegócio, o Mestrado Profissional em Agronegócio (MPAGRO) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) é referência em um método de profissionalização multidisciplinar. Sua metodologia integra diversas áreas do conhecimento, como ciência e tecnologia, agronomia, economia e gestão em apenas um curso. No MPAGRO o Agronegócio é analisado por meio de disciplinas como logística, gestão de risco, micro e macroeconomia, finanças, fitotecnia e modelagem, produção e desafios fitossanitários. Uma visão global que proporciona um entendimento único sobre o negócio de forma geral, assim como orienta o gestor na melhor forma de conduzi-lo. Conhecimento multidisciplinar faz toda a diferença na habilidade gerencial.

Conheça mais sobre o MPAGRO, acesse: http://www.eesp.fgv.br/agronegocio