Resultados de Pesquisa

O Agronegócio Brasileiro: China e Comércio Internacional
Brazilian Agribusiness: China and International Trade
O agronegócio brasileiro tem desempenhado, nas últimas décadas, papel central na expansão do comércio internacional, contribuindo para impulsionar as exportações do país, favorecer a balança comercial e, principalmente, consolidar o Brasil como um importante player do mercado global. Nesse processo, a parceria comercial com a China, por meio do fornecimento de matérias primas e commodities, é estratégica para o desenvolvimento econômico brasileiro. Esta publicação traz uma análise da economia chinesa, apresentando seus desafios e oportunidades, sobretudo no que diz respeito ao agronegócio e à interação com o Brasil. Para isso, examina de forma precisa a dimensão que o setor possui no país asiático, as necessidades e percepções chinesas em torno das atividades agropecuárias, além das características atuais do segmento e suas perspectivas (português/inglês).
 
Amazônia Legal: Propostas para uma exploração agrícola sustentável
Nos últimos anos, o Brasil passou por um processo de urbanização e modernização intensas da agricultura. O desenvolvimento rápido, sem o devido planejamento, causou a devastação de parte significativa dos biomas e a degradação dos solos e das bacias hidrográficas. Infelizmente, Amazônia Legal não foi uma exceção nesse processo e tal situação causa preocupação mundial. Diante disso, o presente projeto tem como pergunta central: como aproveitar de uma maneira sustentável as áreas desmatadas com corte raso da Amazônia Legal a partir de sistemas agroambientais?
 
Análise da Atividade Agro-Florestal Sustentável na Amazônia
 
Estudo sobre Eficiência do Uso da Água no Brasil: Análise do Impacto da Irrigaçao na Agricultura Brasileira e Potencial de Produção de Alimentos face ao Aquecimento Global
O objetivo do presente trabalho é mapear o panorama da irrigação no Brasil com base em dados públicos disponíveis, mostrando o uso de diferentes sistemas de irrigação e suas respectivas eficiências em termos de consumo de água e energia elétrica. Com base nestas premissas, intenciona-se estimar o potencial de produção de alimentos no Brasil com o uso de tecnologias de irrigação.
 
Estudo "Intensificação da Pecuária Brasileira: Seus Impactos no Desmatamento na Produção de carne e na redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa"
Com objetivo de contribuir, de maneira propositiva, para a construção de uma agropecuária de baixa emissão de carbono e mais intensificada, o presente trabalho teve como principal objetivo estimar o impacto nas emissões de GEE do setor agropecuário, com e sem a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono nos Biomas brasileiros. Objetiva também determinar o efeito da intensificação em termos de incremento de animais na pecuária e o efeito poupa terra.
 
 
Pesquisa e Elaboração de Modelo de Mediação para os Mercados do Agronegócio - Corporación Andina de Fomento (CAF) e Fundação Getulio Vargas (FGV)
O estudo tem como objetivo a elaboração de um modelo de mediação para os mercados do agronegócio, como primeiro passo para a construção de proposições para promover o entendimento interno e o equilíbrio entre os diversos atores no interior das cadeias produtivos do setor.
Baixar o arquivo - português / espanhol
 
Estudo "Fatores Determinantes dos Preços dos Alimentos - O Impacto dos Biocombustíveis"
Esse estudo inédito aborda os eventuais impactos dos biocombustíveis na cadeia alimentar e inclui modelos econométricos para testar a contribuição de cada fator na explicação da alta dos preços dos alimentos.
Baixar o arquivo
 
 

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede