Livros Publicados

Um Tempo de Ouro - A saga dos Engenheiros Agrônomos graduados pela ESALQ em 1965
Roberto Rodrigues
Ano: 2015
 
Nos últimos 50 anos, o agronegócio brasileiro viveu um espetacular processo de avanços em todas as cadeias produtivas e setores especializados, alcançando uma condição de competitividade global nunca antes experimentada, e de forma sustentável. Por trás destes saltos impressionantes está a inestimável contribuição de centenas de homens e mulheres nas universidades, nas instituições de pesquisa e de extensão rural, nas mais diversas trincheiras de antes, dentro e depois da porteira das fazendas em todo o País, e em órgãos de governo ou privado. Este livro procura mostrar um pouco da história do progresso deste setor essencial ao Brasil, e o papel nele desempenhado pelos engenheiros agrônomos formados pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo em 1965, bem como os cenários interno e externo nos quais contruíram  suas carreiras.

 

 

Antes da Rio + 20
Roberto Rodrigues
Ano: 2012
 

Poucos meses antes da Rio + 20, conferência mundial que reuniria, na cidade do Rio de Janeiro, mais de uma centena de governantes dos quatro cantos do planeta, o Canal Rural, em permanente contato com representantes do campo brasileiro, se deu conta de que não estava claro para todo o setor agropecuário o que o evento representaria em termos de riscos e oportunidades. Dirigentes do Canal Rural trouxeram essa preocupação ao Centro de Agronegócio da FGV. E, como resultado das conversas então tratadas, surgiu a ideia de realizar uma série de entrevistas semanais no Canal Rural, trazendo esclarecimentos definitivos sobre o que representa a Conferência ao discutir o futuro da humanidade sob a ótica da sustentabilidade. Decidiu-se, então, entregar a coordenação das entrevistas ao engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, veterano defensor das causas legítimas do agronegócio brasileiro. Este livro é o extrato desses diálogos no Canal Rural.
 

  
Cordel do Agro
Roberto Rodrigues
Ano: 2012
 
Roberto Rodrigues, recém- nomeado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) como embaixador especial do cooperativismo, inova ao contar, sob a forma de versos, a história e a realidade do setor agropecuário brasileiro. “Cordel do Agro” é uma recente publicação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócios da instituição, trata de forma bem diferente, a história de um dos setores mais competitivos do país.
Para acessar, clique aqui.
 
Caminhando Contra o Vento
Roberto Rodrigues
Ano: 2011
 
Pouco menos de três anos após o lançamento de seu último livro – Depois da Tormenta -, Roberto Rodrigues publica mais uma coletânea de artigos e trabalhos escritos nestes últimos 30 meses.
De novo, vem à luz um conjunto de ideias, propostas e comentários ligados ao avanço e às esperanças dos produtores profissionais do campo brasileiro. Desta vez, há um capítulo diferente, causos que Rodrigues presenciou ou ouviu, típicos do interior do País. E assim, entre a dureza do dia a dia rural e a alegria das estórias próprias da gente simples, ele segue com seus companheiros agricultores e pecuaristas, caminhando contra o vento da eterna indiferença em relação aos verdadeiros construtores do Brasil moderno e competitivo.
   
Depois da Tormenta
Roberto Rodrigues
Ano: 2008
 
Com o livro “Depois da Tormenta”, Roberto Rodrigues encerra a trilogia com os principais textos publicados ao longo de sua carreira. O primeiro, que traz os artigos, as entrevistas e os pronunciamentos até a posse no Ministério da Agricultura, tem como título “Antes da Tormenta”. O segundo, “Democracia e Paz - Surfando a Segunda Onda”, traz ampla coletânea de material publicado exclusivamente sobre cooperativismo durante quase 40 anos. O que mais impressiona no presente e terceiro livro e último livro é a quantidade de material publicado em menos de dois anos, desde sua saída do ministério até a data de sua edição (agosto de 2008).
São opiniões, comentários e propostas de quem já percorreu todos os caminhos possíveis dentro do agribusiness, mas, mesmo assim, continua produzindo idéias, espalhando conhecimento e apontando soluçõews, num ritmo e consistência que só quem já atravessou a tal “tormenta” é capaz de produzir.
Ao fim da trilogia, ficam o legado da grande produção intelectual de Roberto Rodrigues para as próximas gerações e uma pergunta: E a Tormenta, quando virá?
O livro aborda o período de 2006 até 2008, com prefácio de Yoshiaki Nakano, diretor da Faculdade de Economia da FGV-SP e apresentação de Carlo Lovateli, presidente da ABAG. 
 
  
Cooperativismo: Surfando a Segunda Onda – Democracia e Paz
Roberto Rodrigues
Ano: 2008
 
Examinando as idéias, as propostas, os pensamentos, comentários e opiniões que esse novo livro de Roberto Rodrigues traz sobre o cooperativismo, uma certeza fica evidente: entre todos os esforços empreendidos ao longo da vida pública, empresarial e acadêmica do autor, pouquíssima coisa o motiva mais do que a defesa do cooperativismo.
Seja como filosofia de vida, seja como a solução econômica e social para a maior parte dos problemas que afligem a humanidade, Roberto luta há quase quatro décadas para implantar, difundir e popularizar a filosofia e a pratica cooperativista em todos os cantos do mundo.
“Cooperativismo: Democracia e Paz. Surfando a Segunda Onda” é justamente uma reafirmação de sua pregação, e de sua caminhada em prol do setor. Está muito certo o que o presidente da OCB, Marcio Lopes de Freitas, em seu prefácio, quando afirma que nesse livro se constata claramente que: “Se para Roberto Rodrigues a agricultura sempre foi sua grande missão, o Cooperativismo sempre será sua grande Paixão”.
 
Antes da Tormenta
Roberto Rodrigues
Editora: Nova Bandeira / Ano: 2008
 
O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues lançou, durante o Agrishow 2008, o livro “Antes da Tormenta”. Produzido como uma coletânea de crônicas, análises, artigos e palestras, o livro conta cronologicamente toda a experiência de Roberto Rodrigues, desde 1977, quando começou a ganhar notoriedade como líder rural na Cooperativa dos Plantadores de Cana da Região de Guariba, até 2003, quando assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo de Luís Inácio Lula da Silva.
“Antes da Tormenta” é prefaciado por Alysson Paulinelli, também ex-ministro da Agricultura, e tem apresentação do presidente do Conselho de Administração da BM&F, Manoel Felix Cintra Neto. Muitos dos capítulos do livro são abertos com manchetes de primeira página dos principais jornais do país. O livro lança paralelos entre acontecimentos no Brasil e no mundo.
Entre outras idéias, Roberto Rodrigues defende que “o agricultor protegido representa menos risco para o sistema financeiro”, disseminando a idéia de que produtores e cooperativas podem encontrar nos derivativos a proteção necessária contra oscilação de preços por meio da utilização do hedge.
 
F-65 Uma Turma de Ouro
Roberto Rodrigues
Ano: 2005
 
Livro escrito em comemoração aos 40 anos de formado da turma de 1965 da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”- ESAL/USP. Reúne o currículo dos integrantes da turma de 65 (F-65) com testemunhos e a constatação do que ofereceram e continuam oferecendo ao progresso e desenvolvimento sustentável do Brasil.
 

 
A Segunda Onda Cooperativa – Uma Visão Compartilhada
(Publicado em 4 idiomas – Português, Espanhol, Francês e Inglês)
Roberto Rodrigues
Ano: 2001
 
Nas páginas deste livro há profundas lições de fé, esperança e vida. Quem nos transmite é o entusiasmado Roberto Rodrigues, uma mente iluminada e um coração pulsante, com sua claríssima visão do mundo. 
 
 
Pequeno Dicionário Amoroso da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Ivan Wedekin e Roberto Rodrigues
Ano: 2001
 
Este livro celebra o 1º Centenário da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Ivan Wedekin e Roberto Rodrigues construíram em verso e prosa um universo de registros da ambiência que marcou a vida de tantos quantos passaram ou foram influenciados pela Escola. Desde o sonho de seu fundador, a ESALQ é experiência para esquecer jamais. A riqueza vivencial refletida pelos autores em torno de um abecedário resulta em encantamento, emoção, alegria, realização, tristeza, momentos hilariantes e um profundo sentimento de amor pela ESALQ.
 
 
Ney Bittencourt: o dínamo do agribusiness
Roberto Rodrigues (organizador)
Ano: 1997
 
A melhor e mais consistente homenagem a Ney Bittencourt de Araújo é defender, difundir e fazer prevalecer suas idéias, a principal herança que este extraordinário homem público deixou ao Brasil e aos brasileiros. Este livro presta uma homenagem a Ney Bittencourt de Araújo, procurando iluminar alguns desvãos pouco conhecidos de sua personalidade.
 
 
Uma Turma de Ouro
Roberto Rodrigues
Ano: 1990
 
Este livro tenta contar a saga dos estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo que aí fizeram seu curso de agronomia, no período de janeiro de 1961 ao final de 1965. Foi uma turma notável – conhecida como F-65 (Formandos de 1965) – que viveu um tempo riquíssimo da História Brasileira, com a eleição e renúncia de Jânio Quadros, governo Goulart e Revolução de 1964, entre outros fatos que balizaram o movimento pendular da política, da economia e de toda a sociedade. O livro conta com documentos que relatam a história desses formandos na ESALQ desde 1961, como prova de vestibular, lista de aprovados, notícias de jornais da época, discursos de formatura e mais de 200 fotos.  
 
 
 

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede